quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Cultivar o futuro
 
As conferências do DN/JN/BCPMillenium e da RTP
O sector agrícola aumentou o seu rendimento em 4,5% este ano com aumento do valor acrescentado e redução do volume de mão de obra.
Em que sectores? Nos cereais, forrageiras, frutos, hortofrutícolas?
Aumentaram as exportações
Em que sectores? Vinho, azeite, cortiça? Nas estatísticas só leio papel e pasta de papel. (SOPORCEL)
Que sectores da produção agrícola estão a substituir importações?
O que se passa com a cultura do milho? E os transgénicos?
Os silos de Portugal têm uma reserva estratégica alimentar para quantos dias?
Que transformações industriais estão a ser feitas na amêndoa e alfarroba?
A ministra Assunção Cristas quer pôr os pequenos proprietários algarvios de alfarroba a pagar imposto, tal como o quer fazer para os pequenos agricultores que vendem os seus parcos excedentes em feiras locais. Quem vai apanhar alfarroba no Algarve, amêndoa em Trás-os-Montes ou Algarve? Mata, mata!
E a fileira florestal? Ordenamento do território, cadastro, repovoamento com espécies naturais mediterrânicas, carvalhos, castanheiros, nogueiras, árvores resistentes aos fogos florestais e necessárias para o sector dos móveis e a fileira para o papel e pasta de papel e os conglomerados de madeira com significado nas exportações.... SOPORCEL Limpar as florestas para prevenir os fogos e limpar depois dos fogos. O que se passa com a biomassa?
Mais uma vez saúdo a iniciativa. Pena que não tenha havido um protocolo com a RTP para que esta televisão pública preguiçosa fosse obrigada a mostrar a agricultura de Portugal aos portugueses.
No Alqueva as oliveiras estão já a produzir. Nesta região e mais a Norte em Elvas e Campo Maior a apanha da azeitona é feita por romenos, nepaleses e vietnamitas, explorados por romenos, espanhóis e israelitas. E no meio desta confusão ainda vêm os ciganos a colher/roubar o que podem. Eneste regabofe da colheita da azeitona, a RTP é incapaz de fazer uma reportagem/documentário...
A RTP nada mostra dos ciclos e dos trabalhos agrícolas. A colheita da castanha, da amêndoa, da alfarroba, da cereja, da pêra rocha... O ciclo do arroz...Na Festa das Amendoeiras em Foz Côa a RTP promoveu uma pimbalhada!
«Gajeiro, gajeiro, já se avistam terras de Portugal?» A RTP não avista nem terras, nem mares de Portugal!

2 comentários:

leonor kuan reino disse...

Meu caro Raimundo.
Este comentário, não será bem um "comentário" ao que escreveste, mas sim a oportunidade que encontrei de te desejar um 5 de maio cheio de realizações, junto de todos os que amas. Parabéns
Leonor Reino

leonor kuan reino disse...

Este comentário, não é de fato um comentário ao que escreveste, mas sim a forma que encontrei de te desejar um 5 de maio cheio de realizações,com todos aqueles que amas. Parabéns por mais um ano!
Leonor Reino