terça-feira, 29 de setembro de 2009

O discurso das pequenas e médias empresas

O apoio às pequenas e médias empresas está na moda e hoje é recorrente no PSD e no CDS, quando durante anos foi bandeira do PCP, numa lógica de crescimento do mercado interno. Mas os nossos políticos não podem falar com leveza eleitoral sobre um apoio indiscriminado do Estado a todas estas empresas sem as caracterizarem na sua viabilidade produtiva e económica. Qualquer crise económica mata as más empresas e deixa as capazes num mundo cada vez mais global. No meio deste generalizado e irresponsável discurso nenhum destes senhores nos diz em quais destas empresas deve o Estado investir? Não podem porque não dispõem de qualquer análise económica sectorial e prospectiva.
Este discurso sobre as pequenas e médias empresas parece-me demagógico. Não disponho de qualquer estudo sociológico sobre a dimensão de tais empresas e sua incidência na produção nacional na indústria, comércio e agricultura.. E as novas empresas tecnologicamente inovadoras? O Estado apoiará quais?
Acontece ainda que nestas pequenas e médias empresas há muita contabilidade paralela, fuga aos impostos, e também há muita coacção sobre as operárias... Sobre isto, pouco se fala...

Sem comentários: