sexta-feira, 8 de junho de 2007

Estrela Serrano será uma «jornalista-burrocrata»
na Entidade Reguladora da Comunicação ( ERC )?

Tempos de antena, representação política e cronometria

Mandou o PNR em cartaz enviar os imigrantes para as origens. Andou o CDS em intrigalhada política durante meses. Pressurosos andaram «repórteres do exterior» a cumprir a agenda marcada. O Partido Nacional Renovador (PNR), que não tem qualquer significado político e o CDS/PP que apenas representa cerca de 5% do eleitorado foi promovido por «voyeurismo»/visibilidade/chicana política em quanto tempo de espaço da nossa Comunicação Social?
Joaquim Vieira
Bem o entendo. Tratar-se-á de meter em baias cronométricas o director de informação e os jornalistas. A liberdade de... Os critérios... Mas não será também um ponto de referência para um comportamento informativo? Se calhar o CDS já esgotou o tempo de quota semestral com a chicana. E a «reunião-congresso» do Bloco de Esquerda, apenas com umas chicaninhas pequeninas, teve quanto tempo? Ainda tem sobras? E os programas de Fátima Campos Ferreira com a ausência do PCP? Quem lhe vai à mão? A próxima festa do Avante vai ter quanto tempo? Em cronometria como se avalia o qualitativo e o quantitativo?
Falta ainda discutir a legitimação do tempo do Governo na RTP/RDP (Comunicação Social Pública) e o da crítica oposicionista às medidas governamentais. A RTP/RDP não está empresarializada, mas até que ponto está ou não governamentalizada? A medição temporal será uma legitimação do tempo de governo, tal como na Assembleia da República?
Mais uma vez vem a lei, a regulamentação. Tudo isto poderia ter sido evitado se estes cargos tivessem sido ocupados por jornalistas de reconhecido valor literário e deontologicamente responsáveis. Como escreveu Baptista-Bastos: com a marca d’água da honra.

Não conheço Estrela Serrano como jornalista.

1 comentário:

Anónimo disse...

Estou de acordo, mas penso que os jornalistas têm que fazer uma reflexão sobre si próprios.
Quem viu o último "Clube dos Jornalistas" ficou com uma péssima impressão dos mesmos... É triste ver homens, que mereciam uma certa consideração da nossa parte, com ideias tem obsoletas...